-
Arquitetos: SAN Architektura
- Área: 81 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Michał Drapała
-
Fabricantes: Dombal, Konsbud, Novobudowa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os chalés foram construídos em uma colina com uma bela vista para as montanhas de Karkonosze. A área é rica em flora e fauna. Como parte do investimento, foram projetadas duas casas de veraneio com área útil total de aproximadamente 80 m². Num futuro próximo, um terceiro edifício maior será construído na próxima etapa do projeto - uma casa unifamiliar para os anfitriões. Durante uma visita no local, foi constatado a existência de uma pedreira fechada próxima ao terreno, e a ideia de referir-se a este bairro incomum surgiu no projeto. O terreno está localizado em uma encosta íngreme, de modo que as casas foram dispostas para simularem rochas livremente dispersas. Os edifícios se assemelham a cubos escavados.
Sem dúvida, o maior valor do terreno é seu caráter paisagístico, por isso foi importante enfatizar a visão do Karkonosze no processo de projeto, obtido graças ao uso de janelas panorâmicas de 4,5 m de largura que emolduram a vista das montanhas. A localização dos edifícios e percursos foi planejada para minimizar a interferência na vegetação do terreno. Também foi importante preservar o caráter "selvagem" natural do local, pouco afetado pela atividade humana, daí o abandono das superfícies pavimentadas tradicionais em favor de caminhos não pavimentados com elementos de agregados da vizinhança. A cerca que delimitava os limites do terreno também foi abandonada.
Os edifícios foram inseridos em um platô, que depois se transforma em um terraço. A saliência das casas atrás da plataforma dá a impressão de que do lado de fora elas parecem levitar sobre a encosta. No interior, este elemento aproxima ainda mais os usuários da paisagem circundante. Os arbustos localizados diretamente sob a casa ao lado da sala de estar lembra as copas das árvores, realçando a majestade da vista que pode ser contemplada da sala.
As cabanas são projetadas com uma planta quadrada. A entrada principal fica no lado leste, acessível pelo terraço adjacente. No pavimento térreo, há uma área de estar com cozinha compacta, banheiro e closet. Há um quarto no mezanino, cujo contorno está alinhado com a linha da cumeeira, ou seja, diagonalmente à projeção da casa. Ao guiar a linha do telhado desta forma, foi possível atingir a altura certa onde ela era mais desejada.
Os elementos soltos foram feitos de madeira colada HBE. Graças a esta tecnologia, não havia a necessidade de finalizar as paredes com um revestimento adicional no interior. No exterior, a fachada e o telhado são feitos de lariço siberiano, que começou a sofrer a influência dos raios UV, de forma que assim as casas se mesclam ainda mais com a paisagem ao redor. O platô é revestido com pedras.